VOLTAR PARA O BLOG

ÁFRICA DO SUL // BO KAAP: O BAIRRO PRA VOCÊ SE HOSPEDAR (E SE ENCANTAR) EM CAPE TOWN

September 15, 2018

Bo Kaap é um bairro histórico de Cape Town conhecido por suas ruas coloridas. Dizem que as casas antes eram brancas, mas foram pintadas como um grito de liberdade quando a escravidão acabou. É que os sobrados foram originalmente construídos pra abrigar escravos – que na África do Sul eram trazidos da Malásia, Indonésia e outras colônias holandesas. A explicação pras cores pode até não ser verdade, mas é fato que o bairro carrega os traços dessa mistura Cape Malay até hoje. A maior parte dos moradores é mulçumana, então é comum vocês ver mulheres de hijabs ou burkas pretas entre as fachadas rosa choque.

Quando me pedem dicas de Cape Town, a primeira que dou é: fique em Bo Kaap. Mesmo sendo super central, o bairro mantém suas tradições e sua autenticidade em meio à gentrificação. Na Wale Street, por exemplo, você encontra uma enxurrada de turistas, mas também vê o armazém Rose Corner Café que resiste na mesma esquina há 40 anos. Airbnbs reformados novinhos em folha (como esse que eu fiquei e super recomendo) são vizinhos de mesquitas centenárias que têm canções chamando pra oração como relógio da comunidade.

O trajeto mais comum pra quem visita Bo Kaap é subir a Wale Street até a Chiapinni e ficar só ali, no primeiro quarteirão mais colorido. Eu recomendo bater perna por tooooodo canto, porque cada ruela é um arco-íris escondido. No fim da Chiapinni, por exemplo, fica essa fachada em tons pastéis aqui das fotos, que eu queria que fosse da minha casa. Do outro lado da Wale Street tem a ladeira da Leeuwen Street, que também é puro charme (o airbnb que eu recomendei fica lá do lado, na Jordan Street). É uma esquina colorida atrás da outra, fazendo jus ao título da África do Sul de rainbow nation.